Avançar para o conteúdo principal

Bolas de Berlim na Bimby

Bolas de Berlim
Já andava com vontade de fazer Bolas de Berlim e nunca mais tinha coragem... até que tinha uma lata de doce de leite quase a acabar o prazo e decidi fazer algo com ela... mas o quê? já sei! Bolas de Berlim. E vocês nesta altura a dizer: Tem tudo a ver! mas tem... Bolas de Berlim com recheio de doce de leite: o Melhor!
Ficaram divinais mas para comer no próprio dia, no dia a seguir já ficam algo secas, mas saborosas na mesma!
A receita é do livro "A Bimby Massas e Doces"

Massa:

  • 1/2 Colher de chá de Açúcar
  • 100gr de Leite
  • 15gr de fermento de padeiro fresco
  • 55gr de farinha 
Massa nº 2:
  • 50gr de Açúcar
  • 20gr de Margarina para culinária (usei liquida)
  • 2 Gemas de ovo
  • 15gr de Rum (não coloquei mas acho que senti a falta do seu sabor, para a próxima coloco)
  • 100gr de Leite morno (usei natural)
  • 400gr de Farinha
  • 1 Pitada de sal
Preparação da Massa:

No copo coloquei o açúcar, o leite e o fermento e programei 1min, 37º, vel 2.
Adicionei a farinha e misturei 5seg, vel 3.
Não retirei do copo e aguardei cerca de 15 minutos até ficar com uma consistência esponjosa.


Preparação da Massa nº 2:

Após os 15 minutos juntei os restantes ingredientes e programei 2min, vel espiga.
Deixei a massa no copo até levedar para o dobro do volume.
Num tabuleiro coloquei papel vegetal.
Dividi a massa em porções com cerca de 65gr (pode-se usar a balança da bimby) e formei bolas.
Em seguida espalmei-as até ficarem com aproximadamente uma espessura de 1 cm e aguardei até dobrarem de volume.
Entretanto liguei o forno a 180ºC.

Levei o tabuleiro ao forno cerca de 6 minutos.
Entretanto preparei o local para fritar, um tabuleiro com papel absorvente para retirar as bolas da fritura e uma taça com açúcar.
Aqueci o óleo.
Em seguida e com cuidado retirei com uma espátula para não amachucar as bolas e comecei a fritar, virando dos dois lados para alourar por igual (atenção que se o óleo estiver muito quente as bolas queimam e não fritam).

Quando estiver OK dos 2 lados, retirar para o papel absorvente.
Em seguida e ainda mornas passar logo por açúcar abundante dos 2 lados.
Se quiser podem ficar só assim, ou então rechear com Doce de morango, doce de ovos, chocolate, creme de pasteleiro ou como eu fiz, com doce de leite.
E para rechear, basta cortar a bola ao meio e espalhar o recheio e calcar a bola com cuidado.
E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby

 OBRIGADA pelo carinho e apoio!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pão de Frango na Bimby

Pão de Frango Esta receita é mais uma que anda por aí super na moda. Decidi experimentar e é claro adaptar a receita à Bimby.

É bastante boa e saciante, faço ao jantar num pirex e guardo para o dia a seguir ou dois dias depois, tosto com um bom recheio e serve quer de pequeno almoço quer de jantar ou almoço. Fica muito boa.
Pode fazer variantes, juntando tomate ao triturar, juntando oregãos ou manjericão, alho ou parmesão, aazeitonas, colocando sementes por cima antes de colocar no forno, são inumeras as hipoteses.

200gr de frango cozido e desfiado1 Ovos + 1 clara (eu usei clara em pacote e deitei a olho)1 colher de chá de fermento em pó2 Colheres de sopa de Azeite2 Colheres de sopa de Leite1 colher de chá de sal
Se quiser cozer o frango de outra forma salte estes passos, eu cozi na Bimby e cozi logo mais, assim deu para mais vezes.
No copo coloquei o frango, cobri com água e programei 20 min (15min chegam se forem apenas as 200gr), varoma, vel colher inversa. Terminado o tempo, com a …

Bolo Folar na Bimby

Bolo Folar Até vir para o Algarve nunca tinha provado bolo folar, realmente é muito bom e todos os anos a escolinha do meu filho faz para vender e é delicioso. Este ano cederam a receita e eu resolvi adapta-la à Bimby, claro que tive que reduzir as quantidades, mas o resultado foi muito bom. Para a próxima coloco em duas formas de 15, pois ficou muito alto numa só.

1 Ovo380ml Leite120gr Margarina500gr Farinha1 Colher de sopa de fermento200gr de AçúcarChá: 125ml Água1 Colher de sopa de canela1 Colher de sopa de erva-doce em pó1 Casca de limão Primeiro fiz o chá.
Num tacho coloquei a água, a canela, a erva doce e uma casca grande de limão e levei ao lume até ferver. Liguei o forno a 180º.
No copo coloquei os ovos e o açúcar e programei 1min, vel 3. Juntei a margarina e programei 2min, vel 2, 37º. Retirei a casca de limão do chá e deitei no copo da bimby e juntei o leite, mexi 15seg, vel 4. Juntei a farinha e o fermento  e misturei 15seg, vel 4/5, ou mais uns segundos até ficar a massa tod…

Brownies Integrais de Chocolate e Beterraba na Bimby

Brownies Integrais de Chocolate e Beterraba  Depois de levar os meus filhos à Disney descobri que o meu filho gostava muito de brownies, então decidi procurar nas minha receitas em papel e descobri brownies de beterraba, mas para os tornar ainda mais saudáveis fiz com farinha integral... resultado: Uma delícia! Não se nota nada, ficam deliciosos e os meus filhos de 4 e 2 anos devoraram-nos... Recomendo!

Para quem quiser pode juntar nozes, amêndoas ou sementes de abóbora, mas eu deixei mesmo assim...

300gr de Chocolate Culinária (com mais de 70% de cacau)100gr de Manteiga ou de Oléo de Coco300gr de Beterraba cozida descascada ou usar crua e triturar com o chocolate500gr de água1 Colher de chá de essência de baunilha3 Ovos190gr de Açúcar Amarelo ou Mascavado100gr de Farinha integral20gr de cacau em pó (usei chocolate em pó)1 Colher de Chá de fermento em pó No copo coloquei a beterraba, a água e programei 30min, 100º, vel colher inversa. Depois tirei a água e a beterraba, lavei o copo com…