Avançar para o conteúdo principal

Bolas de Berlim na Bimby

Bolas de Berlim
Já andava com vontade de fazer Bolas de Berlim e nunca mais tinha coragem... até que tinha uma lata de doce de leite quase a acabar o prazo e decidi fazer algo com ela... mas o quê? já sei! Bolas de Berlim. E vocês nesta altura a dizer: Tem tudo a ver! mas tem... Bolas de Berlim com recheio de doce de leite: o Melhor!
Ficaram divinais mas para comer no próprio dia, no dia a seguir já ficam algo secas, mas saborosas na mesma!
A receita é do livro "A Bimby Massas e Doces"

Massa:

  • 1/2 Colher de chá de Açúcar
  • 100gr de Leite
  • 15gr de fermento de padeiro fresco
  • 55gr de farinha 
Massa nº 2:
  • 50gr de Açúcar
  • 20gr de Margarina para culinária (usei liquida)
  • 2 Gemas de ovo
  • 15gr de Rum (não coloquei mas acho que senti a falta do seu sabor, para a próxima coloco)
  • 100gr de Leite morno (usei natural)
  • 400gr de Farinha
  • 1 Pitada de sal
Preparação da Massa:

No copo coloquei o açúcar, o leite e o fermento e programei 1min, 37º, vel 2.
Adicionei a farinha e misturei 5seg, vel 3.
Não retirei do copo e aguardei cerca de 15 minutos até ficar com uma consistência esponjosa.


Preparação da Massa nº 2:

Após os 15 minutos juntei os restantes ingredientes e programei 2min, vel espiga.
Deixei a massa no copo até levedar para o dobro do volume.
Num tabuleiro coloquei papel vegetal.
Dividi a massa em porções com cerca de 65gr (pode-se usar a balança da bimby) e formei bolas.
Em seguida espalmei-as até ficarem com aproximadamente uma espessura de 1 cm e aguardei até dobrarem de volume.
Entretanto liguei o forno a 180ºC.

Levei o tabuleiro ao forno cerca de 6 minutos.
Entretanto preparei o local para fritar, um tabuleiro com papel absorvente para retirar as bolas da fritura e uma taça com açúcar.
Aqueci o óleo.
Em seguida e com cuidado retirei com uma espátula para não amachucar as bolas e comecei a fritar, virando dos dois lados para alourar por igual (atenção que se o óleo estiver muito quente as bolas queimam e não fritam).

Quando estiver OK dos 2 lados, retirar para o papel absorvente.
Em seguida e ainda mornas passar logo por açúcar abundante dos 2 lados.
Se quiser podem ficar só assim, ou então rechear com Doce de morango, doce de ovos, chocolate, creme de pasteleiro ou como eu fiz, com doce de leite.
E para rechear, basta cortar a bola ao meio e espalhar o recheio e calcar a bola com cuidado.
E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby

 OBRIGADA pelo carinho e apoio!




Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de Aveia na Bimby - Paleo

Bolachas de Aveia
Estas bolachas são uma opção para aquela vontade de comer um snack mais guloso mas saudável. Adaptam-se bem a quase todas as dietas ou estilos de vida, como Paleo, por exemplo.

Cá em casa são um sucesso.
90gr de Aveia em flocos (podem usar amêndoa e fazer a farinha de amêndoa)10gr de Sementes de Linhaça1/2 Colher de chá de canela em pó1/4 de Colher de Chá de sal fino100gr de Manteiga de Amendoim com pedaços (ou a mesma quantidade de manteiga de amêndoa)50gr de Mel1/2 Colher de chá de essência de baunilha (se não gostar ou não poder comer não coloca)100gr de Tâmaras sem caroço, passas ou figos secos ou (coloco porque gosto de sentir os pedaços de tâmara grandinhos no meio das bolachas) No copo começo por colocar 45 gr de flocos de aveia e trituro na vel 10, 10 seg. Reservo.
Sem limpar, no copo coloco as tâmaras e trituro 5 seg, vel 6. Junto às Tâmaras, a aveia reservada e os restantes 45gr por triturar, a linhaça, a canela, o sal, a manteiga, o mel e a baunilha e mistu…

Torta de Curgete na Bimby - Paleo

Torta de Curgete
Esta torta foi o sucesso da Internet nos grupos de comida Paleo, videos, versões diversas da receita, mas já sabem que eu sou preguiçosa... ralar a curgete à mão dá muito trabalho, então resolvi adaptar à Bimby... resultado? Prática e fácil e fica muito boa!
4 Ovos (usei XL)2 Curgetes médias50gr Parmesão RaladoSal e Pimenta a gostoRecheio a gosto(Fiambre (não Paleos), Presunto, queijo, atum, chouriço... o que quiserem usar) No copo coloquei as curgetes e ralei 10seg, vel 5. Juntei os ovos e o queijo e misturei 1min, vel 3. Liguei o forno a 180º.
Forrei um tabuleiro rectangular com papel vegetal e coloquei a massa. Levei ao forno 20 min, 180º. Recheei a gosto, conforme pedidos cá em casa, enrolei no papel vegetal e sem o retirar levei ao forno 10min, 190º. E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby
 OBRIGADA pelo carinho e apoio!

Twix na Bimby - Paleo

Twix  Adorei esta receita, ficam mesmo bons e podemos adaptar como mimo a tantas dietas alimentares como Paleo, por exemplo.

Para repetir, sem dúvida, já sabem que sou muito, mas muito gulosa!

Base:
65gr de Óleo de Coco3 Colheres de Sopa de Mel1 Pitada de Sal150gr de Farinha de CocoCaramelo:
290gr de Tamaras1 Colher de Sopa de Óleo de Coco1 Colher de Sopa de Leite de Amêndoa (ou outro que queiram usar)Chocolate: 85/90gr de Chocolate (cacau superior a 70, 80%)1/4 de Colher de chá de Óleo de Coco Começamos pela base, precisam de um tabuleiro quadrado ou rectangular e forra-se com papel vegetal.
No copo coloquei os ingredientes da base e programei 30 seg, vel 4. Depois de pronto coloquei no tabuleiro e calquei com as mãos até estar uniformemente espalhado e a cobrir todo o tabuleiro e leva-se ao forno a 180º por cerca de 10 minutos, não deixem ficar muito torrado, senão os vossos Twix ficam rijos e difíceis de morder. Para o Caramelo, no copo todos os ingredientes e programei 1 min, vel 6. R…