Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Ameixa e Banana na Bimby

Tarte de Ameixa e Banana
Tinha imensas ameixas que me ofereceram, eram grandes mas não muito doces e tinha uma receita antiga que tirei de uma revista de tarte de ameixa como as tartes inglesas e resolvi experimentar, mas como sempre dei-lhe um toque. O meu marido pediu para juntar bananas.
 Só fiz uma coisa mal, tirei do forno, desenformei e como estava curiosa cortei logo uma fatia, resultado, começou a escorrer. Depois de ir ao frio já não aconteceu mais. Gostamos bastante, mas fiquei fã da massa, tenho que experimentar com maçãs, mas gostamos mais depois de colocar a tarte no frigorífico, fresquinha é bem melhor.

Massa

  • 320gr Farinha
  • 1 Colher de chá de sal fino
  • 100gr de água bem fria
  • 220gr de Manteiga 
Recheio
  • 1Kg de Ameixas sem caroço e fatiadas
  • 2 Bananas grandes às rodelas
  • 4 Colheres de sopa de mel
  • 75gr de Açúcar
  • 2 Colheres de Sopa de Maizena (bem cheias)
  • 1 Colher de chá de extracto de baunilha
  • 1 Colher de café de sal fino

Finalizar a Tarte

  • 2 Colheres de sopa de leite
  • Açúcar q.b.
No copo coloquei a farinha e o sal e misturei 3seg, vel 3
Juntei a manteiga e programei 1min, vel espiga e durante este tempo fui juntando a água bem fria.Se o tempo não for suficiente programar mais um pouco até ficar a massa bem misturada.
Na bancada coloquei farinha e a massa e dividi-a em duas partes.
Estendi pelicula aderente.
E coloquei a massa em forma de circulo achatado com as mãos.
Cobri com papel vegetal e fiz o mesmo com a outra parte.
Coloquei num prato e levei ao frio durante pelo menos 1 hora.
Comecei a preparar o recheio.

Lavei as ameixas, e cortei-as ao meio sem separar. com as mãos roda-se uma metade para um lado e outra metade para o outro, deste modo desprende do caroço.
Retira-se os caroços e cortei em fatias finas (deixei a pele).
Depois coloquei numa taça as fatias de ameixa.
Juntei as bananas às rodelas.
E coloquei os restantes ingredientes do recheio.
Mexi e deixei repousar até a massa estar pronta.
Liguei o forno a 180º.

Usei um forma sem buraco, pois queria uma tarte alta, mas podem usar uma tarteira. como usei forma alta coloquei papel vegetal a cobrir a forma.
Peguei numa das partes da massa e adaptei ao fundo e aos lados da forma com os dedos.
Coloquei o recheio como o molho que foi formando e com a restante massa cobri e uni bem os rebordos. No meio fiz uma cruz, para poder cozer e respirar e dei uns golpes pequenos com a faca na superficie da tarte.
Depois pincelei com o leite e coloquei o açúcar e levei ao forno por cerca de 40 minutos ou até estar bem douradinha.
E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby

 OBRIGADA pelo carinho e apoio!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pão de Frango na Bimby

Pão de Frango Esta receita é mais uma que anda por aí super na moda. Decidi experimentar e é claro adaptar a receita à Bimby.

É bastante boa e saciante, faço ao jantar num pirex e guardo para o dia a seguir ou dois dias depois, tosto com um bom recheio e serve quer de pequeno almoço quer de jantar ou almoço. Fica muito boa.
Pode fazer variantes, juntando tomate ao triturar, juntando oregãos ou manjericão, alho ou parmesão, aazeitonas, colocando sementes por cima antes de colocar no forno, são inumeras as hipoteses.

200gr de frango cozido e desfiado1 Ovos + 1 clara (eu usei clara em pacote e deitei a olho)1 colher de chá de fermento em pó2 Colheres de sopa de Azeite2 Colheres de sopa de Leite1 colher de chá de sal
Se quiser cozer o frango de outra forma salte estes passos, eu cozi na Bimby e cozi logo mais, assim deu para mais vezes.
No copo coloquei o frango, cobri com água e programei 20 min (15min chegam se forem apenas as 200gr), varoma, vel colher inversa. Terminado o tempo, com a …

Bolo Folar na Bimby

Bolo Folar Até vir para o Algarve nunca tinha provado bolo folar, realmente é muito bom e todos os anos a escolinha do meu filho faz para vender e é delicioso. Este ano cederam a receita e eu resolvi adapta-la à Bimby, claro que tive que reduzir as quantidades, mas o resultado foi muito bom. Para a próxima coloco em duas formas de 15, pois ficou muito alto numa só.

1 Ovo380ml Leite120gr Margarina500gr Farinha1 Colher de sopa de fermento200gr de AçúcarChá: 125ml Água1 Colher de sopa de canela1 Colher de sopa de erva-doce em pó1 Casca de limão Primeiro fiz o chá.
Num tacho coloquei a água, a canela, a erva doce e uma casca grande de limão e levei ao lume até ferver. Liguei o forno a 180º.
No copo coloquei os ovos e o açúcar e programei 1min, vel 3. Juntei a margarina e programei 2min, vel 2, 37º. Retirei a casca de limão do chá e deitei no copo da bimby e juntei o leite, mexi 15seg, vel 4. Juntei a farinha e o fermento  e misturei 15seg, vel 4/5, ou mais uns segundos até ficar a massa tod…

Quenelles de Frango versão Paleo na Bimby

Quenelles de Frango versão Paleo Estou a tentar entrar num estilo de alimentação Paleo (http://paleoxxi.com/a-comer/), esta receita é perfeita, quem não siga Paleo a receita original pode encontrá-la aqui:   http://xanauseabimby.blogspot.pt/2014/07/quenelles-de-frango-com-cogumelos-dieta.html
São muitos bons para snacks frios nos dias a seguir
400gr de peitos de frango ou bifes de frango 1 Gema de ovo (tinha congelada e usei)4 Dentes de alhoSalsa1 Colher de sopa de azeite75gr Colheres de sopa de queijo ralado 250gr de Cogumelos frescos (se preferir pode salteá-los antes)70gr de NatasSal q.b.Pimenta q.b. No copo coloquei o frango, sal, cobri com água e programei 10min, 100º, colher inversa. Retirei o frango e reservei. No copo coloquei os alhos e piquei 5seg, vel 5. Em seguida baixei os alhos com ajuda da espátula e juntei o azeite, programei 5min, 100º, vel 1. Juntei os cogumelos e programei mais 1 min, 100º, vel 1. Acrescentei a salsa, o frango e programei 20seg, vel 5. Juntei os rest…